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23/1/99 - Verão em Santa Catarina

Como aproveitar o verão para fazer um cruzeiro sem estar de férias?
Utilizando a mesma técnica usada para comer um salame inteiro: uma fatia por vez!
Então planejei ir até Capri num final de semana, aproveitar o domingo e a noite voltar p/ Ctba, descer no outro fim de semana e ir até Porto Belo e assim por diante, até Florianópolis.
O Roberto e a Samantha com o veleiro Noala toparam ir junto e então saimos no sabado as 6:30 com destino a Capri. Motor atér sair da Galheta e então vela até Capri. O vento estava muito fraco até o meio-dia e então a nossa média ficava abaixo de 2 nós. Depois o vento ajudou e fomos em orça folgada até Capri, numa média geral de 3.7 nós. Chegamos as 20:30.
Domingo foi dia de passear no Arquipélago da Paz, estreando o novo equipamento de mergulho.
No final se semana seguinte lá estávamos de novo, já pensando em continuar viagem. Na sexta chegou o veleiro Obssession, e então dia 6 seguimos os tres até Porto Belo, 14 horas de viagem, parte a motor pois não havia vento e após as 14 horas a vela. Chegamos no Iate Clube às 22 horas, depois de uma parada na enseada de Caixa d'Áço para esperar o Noala. Um belo banho, uma boa dormida e então partimos p/ Ganchos, dando uma parada na Ilha das Galés para um mergulho.


17/2/99 - Tempestade!!!!

Infelizmente nosso salame estava chegando ao fim. Quarta-feira de carnaval as meninas voltaram de carona, de carro e eu e o Tininho zarpamos as 8 da manhã para uma travessia de 122 milhas até Paranaguá. Motoramos boa parte da manhã até entrar o vento, passamos Porto Belo e então erguemos as velas.
Navegamos tranquilos até cerca de 17 horas quando vimos que começava a chover forte em terra. Deviamos a rota para mar aberto até ficarmos a cerca de 25 milhas da costa. O vento começou a aumentar e então observamos que havia uma linha de nuvens baixas se aproximando de nós pela popa. Quando ela passou o vento aumentou assustadoramente, recolhemos a genoa, colocamos a mestra no segundo rizo e mesmo assim o barco andava a 5 nós. O piloto automático não conseguia manter o rumo com o vento de popa com rajadas, então assumimos manualmente. Foi preciso também baixar o toldo bimini. O vento aumentou mais ainda e começou um festival de relâmpagos. Recolhemos toda a mestra e o barco andava a 4 nós em árvore seca!
As 8 da noite resolvi colocar o barco em capa pela primeira vez. Em teoria sabia como fazer, mas como não havia condições de colocar a tormentin, deixamos em árvore seca mesmo e amarramos a cana do leme toda a bombordo. O Tininho começou a duvidar que daria certo, mas deu! O barco ficou aproado p/ leste, com velocidade zero no speed. Entramos e chequei o GPS por meia hora: derivamos apenas 0.1 milha. OK, vamos tentar dormir.
Acordei a meia-noite e vi que o vento tinha diminuido. Desarmarrei o leme e o barco começou a seguir com 2 a 3 nós ainda em árvore seca. Fizemos turnos de 1 hora até as 5 da manhã, quando içamos a mestra no segundo rizo. O barco começou a andar com 3 a 4 nós e fomos assim até 8 horas, quando erguemos os panos novamente.
Chegamos no ICP as 12 horas, depois de 30 horas de travessia. Ufa!


2/4/99 - Capri de novo!

Já está ficando rotina: na Páscoa fomos visitar Capri novamente. Apesar de termos apenas 3 dias de folga, eu, o tininho e um amigo dele saimos na sexta feira e, devido à absoluta falta de vento, motoramos até lá e mesmo assim levamos 12 horas! Pegamos um belo dourado no corrico e a noite fizemos o dito cujo assado na churrasqueira do Iate de Capri, juntamente com o Fernando que veio de Joinville.
Cabe aqui um elogio ao Iate: nunca vi uma churrasqueira tão limpa! Grelha de inox com regulagem de altura por manivela, tábua de corte, facas, garfo comprido, toalha de pano em rolo, um luxo!
Domingo fomos até a ilha da Paz raspar o barco, mergulhar e assar umas chuletas na nova churrasqueira do Redboy. No retorno fizemos uma experiencia içando a genaker como se fosse um spinaker: funcionou, mas como o pau de spinaker não tinha os amantilhos, acabamos quebrando a ponteira. Vou colocar as roldanas necessárias pois o rendimento com vento de popa/alheta aumentou enormemente.
Domingo, 4:30 da manhã zarpamos de volta e com bom vento levamos 10 horas atá Pguá.

Retorna - Continua